Uni-ANHANGUERA

Atividades Complementares

AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares previstas nos cursos de graduação da Uni-ANHANGUERA objetivam atender as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), permitindo aumentar o conhecimento teórico-prático do aluno por meio de trabalhos entre grupos, despertando neles a iniciativa e o espírito empreendedor, além de proporcionar experiências diversificadas, contribuindo para a sua formação humana e fortalecendo o seu perfil de futuro profissional, integrando-o desde cedo com o meio em que atuará.

 

ESTRUTURAÇÃO

As atividades complementares estão implantadas na estrutura do currículo pedagógico de cada curso como componente do histórico escolar e compreendem qualquer atividade relacionada ao ENSINO, EXTENSÃO e PESQUISA. Para fortalecimento das relações Comunidade/Instituição, as atividades complementares visam promover uma efetiva integração do currículo, sob a perspectiva de conciliar a teoria e a prática, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem.

As atividades complementares são, portanto, componentes curriculares enriquecedores e complementadores do perfil do acadêmico. Elas possibilitam a aquisição de conhecimento fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

Considerando o compromisso social da Instituição com o aluno, as atividades são vistas como formas de promoção e garantia dos valores democráticos, de igualdade e desenvolvimento social. Neste contexto, o ensino, a extensão e a pesquisa usam as práticas acadêmicas para interligar os diversos segmentos do Centro Universitário.

Dada a sua importância e as exigências dos parâmetros normativos educacionais, cada curso tem um regulamento próprio e específico, que disciplina a carga horária total de atividades complementares por categoria de ENSINO, EXTENSÃO e PESQUISA que deverão ser cumpridas no decorrer do curso. O aluno deverá cumprir até um máximo de 50% de atividades complementares em, no mínimo, duas das categorias.

As atividades complementares de ENSINO se dispõem a promover atividades extra-classe, podendo serem realizadas dentro e fora do Centro Universitário, realizando um processo social com múltiplas funções.Tais atividades estão determinadas a incentivar a prática de estudos independentes, opcionais e interdisciplinares, articulados com as demais atividades acadêmicas.

As atividades complementares de EXTENSÃO consistem em um processo educativo, cultural, artístico, científico, tecnológico e social, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, envolvendo professores, estudantes e comunidade. Assim, a Extensão Universitária tem como propósito, intervir nos problemas da sociedade e ao mesmo tempo prover o aluno de uma prática que confirme e reforce a aprendizagem em sala de aula. Visam a socialização do conhecimento acadêmico e a sua popularização por meio da interação da comunidade acadêmica com a sociedade.

As atividades complementares de PESQUISA pressupõem a realização de pesquisa, teórica ou empírica, afim de que os alunos possam visualizar o conteúdo do curso em sua projeção social real, estimulando a produção de conhecimento pelo próprio corpo discente. Assim a formação universitária não estará restrita apenas à aplicação e interpretação do conhecimento.

 

Relação de Atividades Complementares por Categoria

Manual de Atividades Complementares

Manual do TCC

Copyright © 2005 - 2015 Uni-ANHANGUERA. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Casa Interativa e Versátil Propaganda.

LiveZilla Live Chat Software