Início seta Ingresso
Ingresso Imprimir
  • Sistema de ingresso

Mediante processo seletivo semestral e anual.

  • Matrícula

Efetuada mediante requerimento feito pelo interessado ou pelo representante, em cada período letivo, em prazos fixados no calendário escolar, obedecendo ao número de vagas. A não renovação da matrícula implica em abandono de curso.

  • Trancamento de matrícula

Concedido a cada semestre letivo desde que o aluno esteja regularmente matriculado na instituição e sejam observados os prazos fixados no calendário acadêmico. Ao trancar a matrícula o aluno mantém sua vinculação com o Centro Universitário de Goiás e assegura seu direito à renovação da mesma.

  • Reabertura de matrícula

A requerimento do interessado, justificados os motivos da não renovação da matrícula e aceitos pela Direção Geral, havendo vagas, pode o aluno reingressar no Centro Universitário de Goiás. Este reingresso obedece aos prazos fixados no calendário acadêmico e aos critérios pré-estabelecidos.

  • Cancelamento de matrícula

É concedido o cancelamento de matrícula desde que requerido até (sete) dias após a realização da mesma.

  • Dispensa de disciplina

É concedida a dispensa de disciplinas já cursadas em outras instituições de ensino superior quando solicitado o aproveitamento pelo aluno, observadas a legislação pertinente e as normas regimentais do Centro Universitário de Goiás e o calendário acadêmico.

  • Pré-requisito

Por pré-requisito entende-se a disciplina cujo estudo com aprovação é condição prévia para matrícula em outra disciplina. O não atendimento do pré-requisito anula automaticamente a matrícula na disciplina.

  • Freqüência

A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória e permitida apenas aos matriculados, sendo vedado o abono de faltas. Independentemente dos resultados obtidos nos exames será considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtiver freqüência mínima de 75% das aulas e demais atividades programadas.

  • Transferência do Centro Universitário de Goiás para outra Instituição de Ensino Superior

A pedido do interessado, o Centro Universitário de Goiás concede transferência ao aluno matriculado. Não são concedidas transferências no primeiro período dos cursos.

  • Taxas e mensalidades

São fixadas pela mantenedora atendidos os critérios estabelecidos pela legislação vigente.

  • Expedição de documentos

Histórico escolar, atestados, declarações e outros documentos referente a situação escolar do aluno, são fornecidos pela Secretaria Geral e devem ser solicitados com antecedência mínima de 3 dias úteis no protocolo.

  • Horário das aulas

De segunda a sexta-feira:

Matutino
Primeira aula: das 8 h às 9 h e 15 min
Segunda aula: das 9 h e 30 min às 10 h e 45 min

Vespertino
Primeira aula: das 14 h às 15 h e 15 min
Segunda aula: das 15 h e 30 min às 16 h e 45 min

Noturno
Primeira aula: das 19 h às 20 h 15 min
Segunda aula: das 20 h 30 min às 21 h 45 min

Aos sábados*:

Primeira aula: das 8 h às 9 h e 15 min
Segunda aula: das 9 h e 30 min às 10 h e 45 min

*As aulas aos sábados, independentemente do turno em que o curso é oferecido, são ministradas no período matutino.

  • Processo de Avaliação

A avaliação consiste de um processo integral, contínuo, cumulativo e científico. Na avaliação da aprendizagem levam-se em conta os aspectos qualitativos e quantitativos.

  • Critérios de avaliação

A avaliação nas disciplinas será obtida através de provas, trabalhos ou outros instrumentos de avaliação, a critério do professor e em conformidade com o respectivo plano de ensino. O aluno que utilizar meios ilícitos ou não autorizados pelo professor, por ocasião da execução dos trabalhos, das avaliações bimestrais e do exame final ou de qualquer outra atividade que resulte na avaliação do conhecimento por atribuição de nota, terá nota zero, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

  • Realização das avaliações bimestrais e do exame final

As avaliações bimestrais serão realizadas ao final de cada módulo. O exame final tem suas datas definidas pelo Centro Universitário de Goiás, conforme calendário acadêmico.

  • Segunda chamada

O aluno que, por motivo grave, não compareceu às avaliações bimestrais e ao final da data prevista tem direito a segunda chamada, desde que apresente motivos justificados e faça requerimento no prazo legal, de acordo com o calendário acadêmico.

  • Compensação de ausência

O aluno compensa as ausências com atividades escolares, em conformidade com a Lei 6.202/75 (para a aluna em gestação) e Decreto-Lei 1.044/69 (portador de doença infecto contagiosa e outros casos específicos).
A dispensa de freqüência regular, através de regime especial de compensação das ausências, é feita com realização de trabalhos domiciliares, solicitados pelos professores mediante processo e de acordo com as determinações de resolução n0 019/2001, da direção geral do Centro Universitário de Goiás. Em qualquer caso o aluno está obrigado a realização do exame final.

  • Cálculo das notas

A avaliação da aprendizagem é feita por notas variando de 0 a 10, com intervalos de 0,5 ponto. As notas são bimestrais, cuja média ponderada, resultará ao final do período letivo a média final.
 

  •  Nota de aprovação em disciplina

Ao aluno é exigido para aprovação a média 6,0 (seis), obedecendo o seguinte critério:

 Primeira Avaliação Bimestral  

 Peso 1

 Segunda Avaliação Bimestral  

 Peso 2

 Avaliação Final

 Peso 3 



Resultado final, mínimo para aprovação:
36 pontos dividido por 6 (soma dos pesos) = 6,0

resultado final do aluno é em menção, de acordo com o intervalo das médias que se segue:

 Inferior a 6,0

 MI

 Média Inferior

Reprovado 

 de 6,0 a 7,4

 MM

 Média Mínima

Aprovado

 de 7,5 a 8,9

 MS

 Média Superior

Aprovado

 de 9,0 a 10,0

 S

 Superior

Aprovado 



  • Reprovação

O aluno reprovado por não ter alcançado a freqüência mínima de 75% ou por não ter a média mínima exigida: (6,0) cursará a mesma disciplina, sujeito às mesmas exigências de freqüência e notas estabelecidas.

  • Semana do calouro

Considerando a importância da valorização do ser humano na comunidade acadêmica, o Centro Universitário de Goiás promove a Semana do Calouro. Neste sentido o trote não condiz com o espaço onde se produz conhecimento, além de ser um ato agressivo tão condenável em nossa sociedade. Desta forma é terminantemente proibida a aplicação do "trote" aos calouros. Os alunos que infringirem esta norma estarão sujeitos às penalidades previstas no Regimento Interno da Instituição.

  • Aparência Pessoal

O aluno deve apresentar-se em sala de aula com trajes adequados.

  • Fumo em sala de aula

De acordo com a Lei Federal 9294/96 e a Lei Complementar n0 014/92, do Município de Goiânia, fumar em sala de aula é proibido.

  • Uso de celular

É terminantemente proibido ao aluno usar celular em sala de aula.

  • Bolsas universitárias

 OVG - Organização das Voluntárias de Goiás. O programa de bolsa universitária é subsidiado pelo Governo Estadual. Os critérios e informações para este benefício são definidos pela OVG.

FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Para obter o benefício do FIES, o aluno deverá preencher a solicitação conforme orientações da Caixa Econômica Federal. A seleção dos candidatos é definida pelo MEC através de legislação específica. Para maiores informações acesse o site http://www3.caixa.gov.br/fies ou em nossa Intituição através do telefone (62) 3246-1418.

ProUni - Programa Universidade paras Todos. Criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, possibilita o acesso de milhares de jovens de baixa renda à educação superior. Para informações acesse o site do MEC: http://www.mec.gov.br ou em nossa Intituição através do telefone (62) 324614-21.

 

acesso rápido >>
Uni-ANHANGUERA